domingo, 23 de janeiro de 2011

Uma dica caseira para cães com problemas de pele. (feridinhas ou alergias)

                                       
1-  Pegue uma folha de Babosa 
2- Tire as pontinhas,deixe somente a parte da polpa                                                                    
3- Bata no Liquidificador com Soro Fisiológico ( Não fassa muito, pois poderá ser usado no máximo em 2 dias).Se bater bem não precisa nem coar.                                                                                             
4- Aplique no corpinho do cão, sem medo...                                                                   

PODE APLICAR QUANTAS VEZES QUISER AO DIA.

ATENCÃO: ESSA MISTURA DEVERÁ FICAR SEMPRE NA GELADEIRA.


Dica de Veterinária/Homeopata.   

 Ajudou com a dica : Giselle Leduska


                                                                       BABOSA 



A babosa, podemos dizer que ela é uma das plantas curativas mais perfeitas que encontramos na Natureza.Ela ataca as raízes de qualquer doença. Sem exagero é uma completa farmácia, que Deus pôs gratuitamente à disposição das pessoas.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Gravidez Psicológica

A cadela começou a raspar cantinhos da casa, simulando cavar? Protege uma área ou objeto? Fica ansiosa e choraminga? Atitudes como essas, aliadas a uma eventual falta de apetite, podem indicar gravidez psicológica caso não tenha ocorrido acasalamento. Alexandre Rossi explica o que se pode fazer quando a gravidez é psicológica.
A gravidez psicológica, ou pdeudociese, ocorre em mais de 50% das cadelas não castradas. Além das mudanças comportamentais, ela causa alterações físicas, como o desenvolvimento das glândulas mamárias e a produção de leite, chegando a surpreender muitos proprietários. Como isso foi acontecer se a fêmea nem esteve com um macho?
- Como surge?
Do ponto de vista fisiológico, a gravidez psicológica é um engano do organismo. É gerada por alterações hormonais, capazes por si só de influenciar o comportamento e o desenvolvimento de tecidos mamários. Portanto, para que a “gravidez” ocorra, não é preciso haver filhotes no útero.
A confusão parece acontecer quando diminui bruscamente o hormônio progesterona, presente durante o cio e por mais dois meses. Quando a cadela está para dar a luz, cai o nível de progesterona, o que estimula a produção do hormônio prolactina. A prolactina, por sua vez, age no tecido mamário, podendo ativar a produção de leite e também causar o comportamento maternal. É comum as cadelas desenvolverem gravidez psicológica após a castração, se realizada até três meses depois do início do cio. Com a retirada dos ovários, que produzem a progesterona, há a interrupção da produção desse hormônio e a liberação da prolactina pela hipófise, localizada no cérebro.
- Por que é comum?
À primeira vista, fica difícil imaginar como a gravidez psicológica se tornou comum na espécie canina. Mas, se pensarmos numa alcatéia (grupo de lobos), a coisa fica mais fácil. Nela, só os indivíduos dominantes costumam se reproduzir. E eles, tanto os machos como as fêmeas, são também os melhores e mais corajosos caçadores.
As lobas não dominantes que desenvolviam gravidez psicológica podiam cuidar, com perfeição, dos filhotes das fêmeas dominantes, já que apresentavam os comportamentos necessários para tal, e até amamentavam. Graças a essa ajuda, as fêmeas dominantes podiam caçar e conseguir alimento para o grupo. Com isso, as fêmeas que cuidavam dos filhotes se aproximavam afetivamente da líder e desenvolviam um bom relacionamento com a próxima geração. E ser influente numa alcatéia é importante para a sobrevivência e para a escalada hierárquica.
- O que fazer?
Quando ocorre a gravidez psicológica, há quem deseje interrompê-la para a cadela voltar logo ao normal. Medicamentos que inibem a prolactina fazem cessar rapidamente a produção do leite e o comportamento maternal.
Sem medicação, a gravidez psicológica costuma terminar em duas semanas. Alguns proprietários preferem aproveitar essa fase para admirar o comportamento materno das suas cadelas. Apreciam vê-las adotar e proteger os filhotes imaginários, na forma de bichos de pelúcia, de bolinhas e até de controle remoto de TV! Uma das atitudes destinadas à proteção dos filhotes é cavar – serve para lhes preparar uma toca.
- Devemos retirar os filhotes imaginários?
Algumas pessoas, para impedir que a cadela adote objetos, têm atitudes como tirá-la do cantinho que escolheu e esconder seus brinquedos. Tais procedimentos podem aumentar a ansiedade da cadela e estimular comportamentos compulsivos. Deixá-la a vontade é a maneira mais respeitosa de lidar com a situação.


- Evitar agressividade
A cadela pode ficar com ciúme dos filhotes imaginários e se tornar agressiva para protegê-los. Mostre que você não irá roubá-los. Para isso, ao se aproximar dela, ofereça um petisco ou brinquedo. A maioria das fêmeas deseja a aproximação de alguém que, além de não ser ameaça, traga coisas gostosas.


one084
- Complicações com as mamas
O aumento das mamas é normal durantes a gravidez psicológica e o leite produzido acaba sendo reabsorvido pelo corpo da fêmea. Mas às vezes ocorre a mastife – inflamação nas glândulas mamárias. Por isso, se surgirem carocinhos, dores ou pele avermelhada, não deixe de consultar um médico-veterinário. A produção de leite pode aumentar ou durar mais tempo se as mamas forem estimuladas. É melhor, portanto, evitar manuseá-las. E se a cadela praticar auto-sucção das mamas, pode ser recomendado impedi-la com um colar elisabetano (posto em volta do pescoço torna impossível o contato da boca com o próprio corpo).

Como cuidar das Pulgas e Carrapatos

Como se tratam os animais infestados pelas Pulgas? 
Em primeiro lugar, é muito importante lembrar que cães têm forte tendência à servir de hospedeiro para pulgas. Segundo especialistas, em 91% dos casos de coceira de cães, é pulga! A primeira coisa à fazer é eliminar por completo as pulgas do ambiente e principalmente seus ovos para que não haja reincidência. Para isso vai precisar retirar o cão do local por algumas horas. Depois vá a um pet shop e peça um remédio para passar na casa. No próprio remédio vem o método de aplicação. Espere o tempo indicado no remédio e elimine todos os vestígios deste remédio para que seu cão possa retornar ao local. Se não remover totalmente, alguns remédios podem até prejudicar seu cão seriamente.

No seu cão o ideal é que aplique-se o remédio para pulgas regularmente conforme a indicação do remédio. Mesmo que seu cão não tenha sinais de pulga ou carrapato, é melhor fazê-lo. Uma vez que você pode estar andando nas ruas com ele e cruzar com um outro cão, correndo o risco da contaminação.

Um detalhe importante na escolha dos remédios para pulgas é que você precisa atentar para a função do remédio, pois alguns remédios combatem uns parasitas e deixam o cão desprotegido contra outros. É sempre bom atentar para qual tipo de remédio comprar para a situação específica do seu cachorro, pois muitos remédios fazem mal à pele do animal.

O ideal é sempre levar à um especialista, mas quando não há condições, o melhor é dar atenção especial para seu cachorro, limpando e desinfetando o ambiente e o cão.




Como se tratam os animais infestados pelos carrapatos?
Os carrapatos devem ser removidos o mais rapidamente possível de forma a limitar o tempo de transmissão dos agentes causadores de doenças. A forma de remoção mais eficiente é utilizando uma pinça de pontas finas. Por vezes fragmentos de pele saem agarrados ao carrapato ou alguns fragmentos do carrapato permanecem fixos na pele. Em qualquer caso, a área deve ser lavada com água e sabão, o que geralmente é suficiente para prevenir a inflamação do local. A pessoa nunca deve segurar o carrapato diretamente com as mãos e deve lavá-las depois de remover todos os carrapatos. Nunca se deve aplicar vaselina ou outros materiais para a remoção dos carrapatos uma vez que esses métodos não são eficazes e prolongam o período de permanência na pele e contaminação.

O melhor tratamento é a prevenção. Uma forma de prevenção. Estão disponíveis variados produtos para controle de carrapatos. Estes incluem líquidos, sprays e colares.

Poderá aconselhar-se com o seu veterinário sobre o método mais eficaz para prevenir os carrapatos e o melhor produto ou produtos no caso específico do seu animal de estimação.

Se um animal apresenta sinais de alguma doença transmissível pelo carrapato o tratamento é direcionado para a doença subjacente. Prevenir a infestação com carrapatos é a melhor forma para evitar doenças debilitantes transmitidas por estas.

Qual é o prognóstico para animais infestados com carrapatos ?
O prognóstico varia. Se o animal tem apenas alguns carrapatos, estas podem ser removidas facilmente. Após a remoção, o animal deve iniciar um programa de prevenção e o diagnóstico pode ser considerado positivo. O prognóstico para doenças transmissíveis pelos carrapatos depende durante quanto tempo o animal já está doente e da doença específica. Contudo, algumas destas doenças podem ser bastante difíceis de tratar.




CUIDADO:  Nunca tire este parasita com a mão, já que dessa forma estará retirando parte dele, deixando o resto que poderá causar infecções.




O melhor remédio para combater estes animais indesejáveis é o Frontiline Plus
Com o hábito de aplicar Frontline mensalmente você protege seu cão desses parasitas. Frontline protege cães e gatos contra carrapatos por 30 dias. Cães e gatos longe das pulgas e carrapatos significa que estarão mais perto de momentos especiais com a sua família. 

Veja o vídeo. 

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Como cuidar do seu pet no verão?

1 - CUIDADO NO PASSEIO: No verão temos que respeitar os horários de passeio com o cão. Dê preferência aos passeios noturnos, pois o sol forte faz com que o chão fique quente, queimando as patas ou causando desconforto aos cães que caminham na rua. Se não tivermos alternativas com relação à hora do passeio, podemos utilizar sapatos para cães, como forma de aliviar este desconforto.
2 - CUIDADOS NA EXPOSIÇÃO DO SOL: Os raios solares queimam a pele e pelagem do animal, provocando lesões de pele que podem se tornar tumores de pele, além de deixar a pelagem avermelhada ou amarelada. Para isso, o uso de um Protetor Solar especifíco para animais é muito importante.
3 - TRANSPORTE: Nunca deixe o cão preso dentro do carro, nem por alguns instantes, principalmente se o dia estiver quente e com muito sol. O animal pode se desidratar e isso pode ter consequências gravissímas.
4 - ÁGUA FRESCA: Durante o passeio, sempre leve água para o cão beber sempre que tiver sede. Além disso, a água da vasilha deve ser trocada pelo menos duas vezes por dia.
5 - CUIDADOS COM BANHOS: Mesmo que o dia estiver muito quente, nunca dê banho gelado no cão, achando que ele vai se refrescar. A temperatura da água deve estar sempre de morna à fria. Cuidado com possíveis choques térmicos.